Vendas privadas Reebok: inovando na liderança do fitness

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A Reebok é uma marca norte-americana de equipamentos desportivos, subsidiária da Adidas, com enfoque no segmento da manutenção física como o crossfit, o fitness e o running. Os produtos icónicos da marca são o original modelo Foster Deluxe Spike, as sapatilhas femininas Freestyle e a tecnologia Pump aplicada ao calçado desportivo.

Reebok, a marca nascida do atletismo

Em 1895, o velocista inglês Joseph Foster decidiu martelar espigões (spike) feitos por ele na sola do seu calçado para tentar melhorar a sua performance atlética. A ideia foi um sucesso e, em 1895, Foster cria a J.W. Foster and Sons com produção própria de calçado para atletismo. O modelo Foster Deluxe Spike foi líder na sua categoria durante 50 anos, causando uma revolução na tecnologia de produção do calçado desportivo e depressa conquistou clientes de elite. Nas Olimpíadas de 1924, os atletas já usavam modelos criados por Foster.

Nos anos 50, os seus netos assumiram a direção e fundaram uma nova empresa com o nome Reebok, que significa veloz antílope africano em africânder. Em 1979, Paul Fireman introduz a Reebok na América do Norte dando origem a um grande crescimento da marca. Em 1982, a Reebok cria as primeiras sapatilhas para mulheres, as Freestyle (atualmente Classic) para a prática da aeróbica.

Mudanças estratégicas e expansão internacional da Reebok

Em \o « 1984 » 1984, Paul Fireman comprou a empresa e iniciou a sua expansão internacional, aumentando o capital e diversificando os produtos. A Reebok introduz, em 1989, a tecnologia PUMP, um processo patenteado com câmaras de ar insufláveis que podiam ser ajustadas às necessidades do utilizador. Em 1992, a marca revoluciona a sua imagem, antes voltada para a ginástica e para o exercício físico, e lança linhas específicas para o futebol americano, para o basebol e para o basquetebol, entre outros.

AReebok desenvolve tecnologias como a Graph Lit, a Dynamic Cushion e a Hytrel Foam, e assina importantes contratos publicitários com atletas como Allen Iverson e Venus Williams, e com ligas profissionais como a NBA e a NFL, para o fornecimento exclusivo de equipamentos. Em 2006, a empresa é vendida à Adidas. Em 2008 é inaugurada a loja online e iniciado o patrocínio do CrossFit, com linhas exclusivas de vestuário e equipamentos para a modalidade.

A Reebok e o regresso ao segmento fitness

Em 2013, a Reebok sofre nova mudança radical. Deixa os desportos profissionais para a Adidas e volta a focar-se no fitness. Em 2016, a equipa da Reebok Future desenvolve a Liquid Factory que utiliza software moderno e robôs para desenhar sapatos em 3D. Em 2017, o Ultimate Fighting Championship anuncia a Fight Night Collection com uma versão atualizada dos equipamentos Reebok, no seguimento do contrato que tinha com a marca desde 2015. Em 2018, Victoria Beckham, parceira de longa data da Reebok, lança uma coleção inspirada no basquetebolista Shaquille O’Neal.

A imagem visual da Reebok sofreu várias alterações ao longos dos anos, perdendo primeiro a bandeira britânica, e adotando, em 1986, o símbolo “the vector”. Já em 2014, o logótipo passa a ser o atual delta representando as mudanças físicas, mentais e sociais do fitness e traduzindo a ideologia da marca.

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