Vendas privadas Levi's: nasce a lenda dos jeans

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Os primeiros jeans são lançados pela Levi’s, em 1872, juntamente com Jacob Davis, o alfaiate que está por trás do conceito, mas que não dispõe de condições financeiras para as desenvolver. O negociante de tecidos alemão Levi Strauss investe, então, naquelas que viriam a ser as calças mais cobiçadas do mundo.

Levi’s: do mundo laboral para o mundo da moda

A empresa Levi’s, fundada em 1853, confeciona essencialmente roupa de trabalho. Apesar de os jeans serem hoje uma peça incontornável, são inicialmente usadas para fins de trabalho. Vendidas como tal, os mineiros aprovam-nas por serem calças confortáveis e resistentes ao desgaste.

Mais tarde, no pós-guerra, a marca aposta nos cowboys para as suas campanhas publicitárias. A ideia é demonstrar o quanto são maneáveis e impossíveis de rasgar . Ao associarem-se, Jacob Davis, o génio dos botões de prego em cobre para reforçar as calças, e Levi Strauss, que fornece a ganga e financia a ideia, é aprovada a patente Levi Strauss & CO. Nos anos 30, a imagem ganha homogeneidade, época a partir da qual é incluída a famosa etiqueta vermelha ao nível dos bolsos. Os cavalos que figuram na etiqueta de couro distinguem a Levi’s da concorrência.

Levi’s: uma relação de proximidade

Levi Strauss, ex-negociante de tecidos alemão, nacionalizado americano, abre a sua primeira loja em San Francisco. Como se encontra com um excedente de tecidos para o fabrico de tendas, tem a ideia de os aproveitar para confecionar calças de trabalho resistentes. Junta-se então ao alfaiate Davis e os dois formam uma belíssima equipa.

Do trabalho de ambos surgem os intemporais jeans, cuja patente é concedida em 1873. Patrão visionário, tem mil e uma ideias louváveis sobre a responsabilidade da empresa para com a sociedade. Defende relações laborais de proximidade entre a entidade patronal e os funcionários, e rejeita ferozmente a descriminação racial. Mais recentemente, o atual presidente da Levi’s deu que falar quando anunciou que não lavava os seus jeans, não só para melhor os conservar, mas principalmente a pensar no planeta e no ambiente.

Levi’s: calças que nunca saem de moda

São poucas as marcas que gozam de 150 anos de existência, como é o caso da Levi’s, com as suas revolucionárias calças de ganga. Inicialmente desenhadas a pensar nos trabalhadores, as modelo 501 vieram para ficar. Atualmente, este modelo, cujo design foi revisitado ao longo dos tempos, serve tão bem aos homens como às mulheres. Quantas celebridades, entre as quais a cantora Ryhana, já não se renderam aos famosos jeans 501? O seu sucesso faz-lhe valer o título de “peça de roupa do século XX” pela Time Magazine.

Ainda no que se refere a calças, o destaque vai para o modelo 512, adaptado a todas as morfologias, e que apresenta um corte indicado para usar com botas, e o 506, cujo fabrico serve os propósitos do comércio justo. E porque a Levi’s não se fica pelas calças, deixe-se seduzir também pelos casacos, pelas jardineiras, pelos calções ou pelas t-shirts!