A especialista sul-coreana do high-tech e dos eletrodomésticos veio para simplificar a vida. LG são as iniciais de Lucky Goldstar. Este negócio nasce no seio da família Koo (de pai para filho mais velho) em 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial. Começa modestamente na comercialização de pasta dentífrica.
LG: Família com visão empreendedora
LG, fundada por Koo In-Hwoi, estreia no ramo dos químicos, em 1947. Na altura, chama-se Lak-Hui (lê-se “lucky”) Chemical Em 1952, lança-se, livre de concorrência, nos plásticos. Em 1958, La-Hui Chemical dá origem à Goldstar, com a qual se especializa na eletrónica.
Em 1960, é pioneira da indústria energética (petróleo refinado) na Coreia. Em 1983, nasce a fusão de ambas as companhias: o grupo Lucky-Goldstar. Lucky tem na mira produtos para o lar, entre os quais detergente da roupa e pasta dentífrica. Goldstar é especializada nos eletrodomésticos e na eletrónica. Detém inicialmente três setores: LG Chemical, LG Electronics e LG Capital Services.
A década de 1990, época em que se instala na Europa, marca a sua concentração em três ramos: eletrónica, química e telecomunicações. Em 1995, o mundo assiste ao nascimento da nova identidade LG Electronics, passando a ser oficialmente LG. Hoje, é reputada pelos produtos telefónicos, informáticos, multimédia, eletrónicos, eletrodomésticos e soluções solares e de segurança no meio empresarial.
De Lucky Goldstar a Life’s Good
LG é defensora de uma filosofia que visa o respeito pelo próximo, a sinceridade e o regresso ao estritamente essencial. A marca lida com uma clientela exigente e sensível e sabe disso. Para melhor servir o consumidor, permite-lhe multiplicar experiências em prol de uma vida melhor, conjugando contemporaneidade e autenticidade. Existe uma preocupação em desenvolver uma imagem de marca de forma progressiva e constante.
A LG propõe-se a simplificar a vida do consumidor no seu dia a dia, de modo a que este possa usufruir de cada momento. Daí nasce o lema “Life’s Good”. Embora mais conhecida pelo fabrico e desenvolvimento de eletrodomésticos, como o rádio e a televisão, LG também desenvolve soluções bélicas (armamento) e novas tecnologias aplicadas (periféricos móveis e televisões digitais).
Do lançamento dos óculos 3D para home cinema ao sistema WebOs Smart TV, LG conquista uma reputação centrada na pessoa e no respeito, em prol de uma gestão responsável e transparente.
LG: a celebração da vida
A conquista à esfera global na indústria da eletrónica para o grande público só se consegue com mérito e dedicação. Sempre em busca de soluções que possam somar vantagens para o consumidor, a marca pratica e transmite uma forma de estar baseada na cooperação e na confiança mútua, em conformidade com os códigos de deontologia e de conduta. É um compromisso a que se propõe honrar a LG, com base em práticas sãs e transparentes, para “vencer nas regras da arte”.
Obedece estritamente às leis e aos regulamentos locais, às normas de conduta e faz questão de praticar uma concorrência leal. Preocupada com as pessoas, a marca joga em toda a transparência quer pela imagem que transmite junto dos clientes, quer internamente junto dos colaboradores. LG Electronics tem hoje acima de 118 filiais no mundo e cerca de 75.000 colaboradores. Empresa que valoriza as pessoas, o círculo vermelho do seu logótipo simboliza a humanidade.