Foi o desejo de democratizar o acesso à moda a todas as mulheres que fez com que Manuela Medeiros, aos 42 anos, criasse a Parfois. Em 1994, nascia assim um pequeno império que é atualmente uma referência no mundo dos acessórios de moda em Portugal.
História e factos importantes da Parfois
A Parfois abriu a sua primeira loja há 25 anos na Rua de Santa Catarina, no Porto. Atualmente, abrem em média duas lojas por semana, o que perfaz mais de 900 lojas em mais de 65 países, um pouco por todo o mundo. A grande aposta da criadora foi ter a sua própria equipa de designers, para criar o ADN da marca e conseguir ter produtos novos nas lojas todas as semanas.
Se pensarmos que, atualmente, colocam 3500 referências de produtos diferentes nas lojas, podemos dizer que o objetivo foi claramente conseguido. Sendo uma marca segmentada exclusivamente para o público feminino, não é de estranhar que, dos mais de 3000 funcionários que a empresa emprega, 80% sejam mulheres, para conseguirem dar continuidade à visão do empoderamento feminino da fundadora.
Produtos e inspiração das peças Parfois
A cada estação (primavera-verão ou outono-inverno), a Parfois coloca ao dispor das suas clientes uma vasta gama de produtos, como carteiras, sapatos, porta-moedas, lenços, bijuteria, chapéus, malas de viagem, cintos e, mais recentemente, também algumas peças de roupa. Entre cores, tamanhos, padrões, há muito para descobrir em cada gama; sendo a coleção de brincos considerada como a “gama mais vasta” da marca. Mas de onde vem tanta inspiração? A inspiração vem de todo o lado, mas principalmente da “rua”.
Se antes poderíamos dizer que a passerelle influenciava de maneira determinante os criativos de moda, hoje em dia, não é bem assim. As tendências estão cada vez mais na “rua”, no nosso dia-a-dia; uma ida ao shopping pode tornar-se determinante nesta questão. A marca rege-se pelo lema “Women for women” e acredita que a igualdade começa pelas mulheres se melhorarem a si próprias e se apoiarem mutuamente.
Parfois e o sonho americano
A atingir o milhar de lojas abertas e consciente de que o mercado americano é um mercado muito maduro e que são poucas as marcas de moda europeias a conseguirem ter sucesso nos EUA, a Parfois procura alcançar o sonho americano para aumentar ainda mais a sua expansão, desta vez no mercado americano.
Nesta nova fase, a empresa portuguesa optou por trocar o seu modus operandi, que habitualmente passa pela abertura de lojas próprias, por um novo modelo. Para os seus primeiros passos no mercado americano, a Parfois optou por um corner na loja multimarca HiO, que abriu recentemente as portas em Brooklyn, Nova Iorque, comercializando um pequeno conjunto de marcas internacionais. A marca explica esta mudança de procedimento por este representar uma forma de testar o mercado e de aprender, sem grandes riscos. Tendo em conta o seu sucesso, é provável que vejamos uma expansão da marca neste mercado.