Seguindo o mote “sempre mais rápido”, a Puma é uma marca alemã de equipamentos desportivos que alia o design premiado e a tecnologia a um estilo desportivo, fazendo dos seus produtos verdadeiros ícones de moda. Dos seus produtos emblemáticos, destacam-se as primeiras chuteiras, Puma ATOM, as lendárias Puma KING e as inovadoras EvoPower e EvoSpeed.
A parceria da Puma com o futebol
A Puma foi criada em 1948 por Rudolf Dassler, em Herzogenaurach, na Alemanha. Rudolf e o seu irmão Adi eram sócios de uma empresa de calçado desportivo que tinha já patrocinado Jesse Owens nas Olimpíadas de Berlim em 1936, mas, após um desentendimento, os irmãos separaram-se e Adi fundou a Adidas em 1948 e Rudolf a Puma. A empresa começou por chamar-se Ruda, as iniciais do fundador, mas logo mudou para Puma, em homenagem ao felino saltador que se tornaria a sua indissociável imagem de marca.
A empresa começou por lançar as ATOM, consideradas as primeiras chuteiras de futebol, dando início a uma duradoura parceria com a modalidade. Na década de 1950, a marca já exporta para os EUA e consegue o feito de calçar os jogadores da seleção alemã, durante o primeiro Mundial de Futebol, após a 2º Guerra Mundial, mas o reconhecimento internacional só chegaria nas décadas seguintes.
Puma: expansão, crise e recuperação
Na década de 60 torna-se a primeira marca desportiva a usar a técnica da vulcanização, um processo depois imitado por outras empresas. Foi também a primeira marca a usar o velcro em calçado desportivo. A Puma exportava já para mais de 100 países, mas foi um dos maiores jogadores de futebol, Pelé, que mais contribuiu para o marketing da marca quando, nas décadas de 60 e 70, foi campeão mundial usando umas chuteiras Puma.
Apesar da expansão para a Europa e para a Ásia, a empresa sofre uma grave crise nos anos 90 e vê os seus produtos desvalorizados face às marcas concorrentes, mas, em 1996, o presidente Jochen Zeitz, recupera a empresa através de uma parceria com a empresa cinematográfica americana Monarchy Regency Entreprises. A Puma passa então a equipar várias equipas da NFL e da NBA e consegue inserir os seus produtos em filmes e séries, como Um sonho de mulher e Friends.
A Puma entre o desporto e a moda
A marca investiu também em modalidades como o atletismo, o ténis, a vela e a Fórmula 1. Já nos anos 2000, introduziu um calçado à prova de fogo para pilotos profissionais, em parceria com a Porshe e a Sparco. E, em 2012, lançou uma linha de artigos inspirada em Usain Bolt, com o seu caraterístico relâmpago. A empresa criou submarcas alusivas às modalidades: Puma Football, Puma Running, Puma Baseball, Puma Motorsport. Com um design cada vez mais arrojado, estabeleceu parcerias no mundo da moda com a estilista Jil Sander e a supermodelo Christy Turlington.
A Puma é hoje uma “cool-brand” que produz acessórios desportivos, relógios, roupas e perfumes. Está presente em mais de 120 países com lojas conceituais e modernas. Os seus produtos são objetos de desejo e ícones de moda, usados por artistas, modelos e desportistas.
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