Vendas privadas Diesel: luxo, irreverência e ousadia

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A Diesel é uma \o « Empresa » empresa \o « Multinacional » multinacional de vestuário, fundada em Itália, por Renzo Rosso e Adriano Goldschmied. O sucesso da marca reside na criatividade, na ousadia e na irreverência, aliadas a excelentes estratégias de comunicação e polémicas campanhas publicitárias. Os seus produtos icónicos são os seus jeans desgastados e perfumes como Only The Brave.

A criação da alternativa “brave” Diesel

A marca Diesel foi criada em 1978, em Milão, pelos italianos Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid. O nome foi escolhido por significar o mesmo em todo o mundo e poder ser pronunciado da mesma forma em várias línguas. Além disso, naquela época, o diesel era um combustível alternativo, tal como a marca viria a sê-lo no mundo da moda.

A Diesel foi lançada oficialmente em 1979, com jeans e roupas de homem. Os retalhistas acharam que Renzo era louco, com os seus jeans de aspeto desgastado e de preço superior ao normal. Mas a marca depressa fez sucesso entre os jovens e, em 1980, deu-se um crescimento explosivo que levou à exportação dos seus produtos no ano seguinte. Em 1985, Rosso torna-se o único proprietário e, quatro anos depois, os jeans Diesel já chegavam a 36 lojas em todo o mundo. A marca diversificou-se com linhas para criança e mulher e uma gama de acessórios.

Diversificação e expansão internacional da Diesel

Em 1982, a marca adotou o logótipo do moicano, acompanhado do slôgane Only The Brave, alterado, em 1991, para For Successful Living. A Diesel cresceu e lançou coleções de óculos e relógios, e os seus primeiros perfumes. Mas, no final dos anos 90, a marca perdeu o seu diferencial entre as concorrentes e reposicionou-se como uma marca de luxo, criando jeans exclusivos para a Louis Vuitton e para Hermés.

Já nos anos 2000, viria a fazer uma parceria com Karl Lagerfeld, a Lagerfeld Gallery by Diesel. Em 1996, entrou no mercado norte-americano, abrindo uma loja em frente à maior loja da Levi’s em Nova Iorque, num ato de provocação ao ícone do jeanswear. O mercado americano acabaria por se tornar o maior da Diesel.

Já neste milénio, a marca elegeu um novo diretor artístico, Bruno Collin, que foi substituído, dois anos depois, por Nicola Formichetti que rejuvenesceu a marca mantendo a sua essência.

A Diesel em constante renovação e inovação

Em 2008, a marca lançou a Successful Living by Diesel, uma coleção de móveis, iluminação e tecidos. No mesmo ano, lançou com a FIAT uma edição limitada do FIAT 500 by DIESEL e, em 2016, o AC Milan e a Diesel anunciaram uma parceria de três anos. Em 2015, as suas lojas, mais de 570 em 80 países, sofreram renovações e, na loja de Milão, é instalado o inovador “espelho mágico” digital que oferece uma visão 360º do consumidor, permitindo-lhe escolher as peças com o corte que mais o favorece.

A Diesel vende mais de 30 milhões de jeans anualmente. A suas calças são feitas quase só artesanalmente. Os seus jeans confortáveis, de visual desgastado e corte impecável, com mais de 100 modelos e 50 tipos de lavagens, tornaram-se os fashion icons preferidos de muitas celebridades.

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