Vendas privadas Fila: performance, conforto e sofisticação

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A Fila é uma marca de roupas desportivas, oriunda da Itália, mas atualmente propriedade de Yoon Yoon-su e administrada na Coreia do Sul. Para a marca, o desporto é vida em movimento e a sua roupa expressa isso. Dos seus produtos icónicos destacam-se a coleção White Line e as sapatilhas Disruptor.

Os inícios da Fila nos Alpes italianos

A marca foi fundada no ano de 1911 por Giansevero Fila e três de seus irmãos na pequena cidade de Biella, recebendo o apelido dos seus criadores. Inicialmente, a empresa produzia roupa interior para os habitantes locais combinando qualidade e utilidade. A empresa foi ganhando fama como fabricante de malhas, mas foi apenas em 1968, com a contratação do diretor administrativo Enrico Frachey, que a empresa ficou internacionalmente conhecida no mundo desportivo.

Isso deveu-se essencialmente ao trabalho desenvolvido pelo designer Pier Luigi Rolando e o engenheiro Alessandro Galliano sob o mote de que a roupa deveria complementar o atleta e não dominá-lo. Juntos criaram um tecido projetado para refletir os movimentos dos próprios atletas, que aderiam suavemente ao corpo como uma segunda pele e proporcionavam uma sensação de total liberdade.

A bem-sucedida parceria da Fila com o ténis

Nos anos 70, a Fila aliou-se ao ténis e criou uma inovadora linha de roupa colorida, a White Line, que revolucionou a forma de vestir dos tenistas que até ali só usavam branco. A coleção era surpreendente pelo design inovador e pela simplicidade. O primeiro atleta a estrear a coleção foi o tenista sueco Björn Borg que, em 1978, apareceu em Wimbledon vestido com roupa Fila ostentando o icónico logotipo F-Box da marca. Borg acabaria por vencer o torneiro contra o americano John McEnroe.

A associação da Fila com o ténis foi tão bem-sucedida que a marca continuou a patrocinar tenistas como Guillermo Villas, Boris Becker, Monica Selles e Kim Clijsters. Durante 22 anos, a Fila foi a fornecedora oficial do US Open e, de 2008 a 2012, a patrocinadora oficial do Torneio de Wimbledon. Esta parceria daria origem a uma linha de sapatilhas de ténis, a Fila Alfa Wimbledon.

Fila, do desporto para a street fashion

Mas nem só no ténis a marca obteve reconhecimento. Em 1976, lançou o Sailcloth Jacket, um casaco que permitia maior liberdade de movimento, podendo ser usado no alpinismo e no esqui alpino. Em 1986, Reinhold Messner chega sozinho ao cume do Everest, envergando equipamentos concebidos pela Fila. A marca começa a patrocinar também esquiadores como Ingermar Stenmark e Alberto Tomba. Na década de 90, investe no mercado americano e faz sucesso com as sapatilhas The Cage, uma linha especialmente criada para o basquetebolista Grant Hill. Em 1996, ingressa no mundo do futebol patrocinando o italiano Franco Baresi.

Hoje em dia, o logótipo com a letra F estilizada é símbolo de status urbano e está presente em mais de 60 países. Em 2017, a Fila estreou-se na moda e em 2018/19 associou-se à Fendi para uma coleção de fashion sportswear.

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